BRINCAR E APRENDER

BRINCAR E APRENDER

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL

    A origem da palavra Carnaval é controversa. Há quem afirme que no ano de 590 o Papa Gregório I, O Grande regulamentou as datas do Carnaval, e criou a expressão -"dominica ad carne levandas"- que significava (domingo não se come carne), que foi sucessivamente abreviada até a palavra Carnaval. Outros afirmam que a sua origem vem do latim medieval "carnevale" (adeus à
carne) e que tem a ver com o período da Quaresma, ou seja, os 40 dias que vão desde a 4ª feira de Cinzas e o domingo de Páscoa. A quaresma deveria ser o período de penitência  do jejum para preparar o corpo e a alma para a Páscoa. Por isso nos dias que antecediam a Quaresma, a população dedicava-se aos prazeres da carne "carnis vales", sendo que "carnis" significa carne e "vales" prazeres.
    Em Portugal, o uso da expressão Carnaval" só começou a ser conhecida como tal a partir do sec. XIX, ainda que a expressão remonte já à época medieval.
   O Entrudo, a designação tradicional pelo qual ainda é muito conhecida no nosso país, era uma celebração que anunciava a entrada da Primavera, passando mais tarde, a ser atribuído ao período que dava entrada à Quaresma.


Fonte: Wikipédia ; uma-estrela-do-mar blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário